Box Desventuras em Série


Oizinho pessoas lindas, olha só o que eu ganhei da minha mamis *-* o box de "Desventuras em Série", estou completamente apaixonada.
Muitos já devem conhecer as histórias dos órfãos Baudelaire, pelo filme que foi lançado em 2004, e para quem gostou do filme, eu recomendo (mesmo que eu só tenha lido o primeiro livro até agora) que confira, pois o filme é uma adaptação dos 3 primeiros livros, sendo que a coleção contêm treze. Então vou fazer que nem meus posts sobre filmes, vou falar um pouco dos livros -do filme também- e no final darei minha opinião.

 
A Series of Unfortunate Events (br: Desventuras em Série / pt: Uma Série de Desgraças) é uma série de treze livros escrita por Lemony Snicket (pseudônimo de Daniel Handler) e ilustrada por Brett Helquist. A série se trata das aventuras de três crianças, os órfãos Baudelaire, após a morte de seus pais em um incêndio. A ambientação da história é anacrônica, e a série é repleta de alusões literárias e culturais.
A série narra as aventuras de três irmãos muito inteligentes, os órfãos Baudelaire. Violet Baudelaire, a mais velha, é uma inventora e tem quatorze anos quando a série se inicia; Klaus Baudelaire, o irmão do meio, é um grande leitor e tem doze anos no começo da trama; e Sunny Baudelaire, a caçula, é uma menininha de três anos que gosta de morder objetos e fala em uma linguagem compreensível apenas para seus irmãos (sua fala vai se desenvolvendo ao longo da série). A história parte do momento em que as crianças são informadas de que seus pais faleceram em um terrível incêndio que ocorreu em sua mansão, destruindo-a. No primeiro livro, as crianças vão viver sob tutela de um primo distante, o Conde Olaf, um homem terrível e pouco higiênico que tenta roubar a enorme fortuna que seus pais lhes deixaram.
Em cada livro as crianças são levadas a um novo tutor excêntrico; o Conde Olaf sempre os acha onde quer que estejam, aparecendo em disfarces ridículos com um plano diferente para roubar a fortuna das crianças. Aparentemente, os únicos que não são enganados pelos disfarces são os Baudelaire. A série segue nesse formato até o sétimo livro, quando os papéis são trocados, e do livro oitavo ao duodécimo as próprias crianças usam disfarces e são perseguidas pela polícia, após serem falsamente incriminadas pelo Conde Olaf.
A partir do quinto livro da série as crianças vão descobrindo o segredo que envolve suas vidas e a vida e morte de seus pais. Neste livro, as crianças são enviadas a um internato, onde conhecem os irmãos Quagmire, que também perderam os pais e um irmão em um incêndio. Nos próximos livros as crianças vão compreender que os incêndios não foram mera coincidência, e eventualmente descobrem que seus pais faziam parte de uma organização, a C.S.C., junto com vários de seus guardiães.
Os irmãos são perseguidos pelo infortúnio aonde vão, mas ocasionalmente algo bom lhes acontece, e eles frequentemente encontram pessoas boas e bem-intencionadas. No fim os Baudelaire têm de contar com suas forças e um com o outro para desvendar o mistério e finalmente encontrar um lugar que possam chamar de lar.
Cada um dos irmãos tem um dom distintivo que os ajuda frequentemente em situações difíceis. Violet sempre cria invenções para ajudá-los, Klaus sempre fornece informações de livros, e Sunny tem dentes afiados que podem morder qualquer coisa. Nos livros finais, Sunny aprende a cozinhar à medida que começa a desenvolver dentes normais, e cozinhar se torna sua habilidade principal. Sunny originalmente falava em palavras únicas, que por vezes continham indicação do significado, faziam referências culturais (no décimo livro, ela diz "Matahari", o que é traduzido como "Se eu ficar, posso espiá-los e descobrir."), ou eram de outras línguas ("Shalom" or "Sayonara"), mas eventualmente ela aprende a falar em frases completas.
 
Alusões
 Os livros da série são destinados principalmente a crianças, mas são escritos tendo também leitores adultos em mente; a série tem diversas referências mais facilmente compreendidas por adultos. Muitos dos nomes de personagens fazem alusão a outras obras de ficção ou a pessoas reais.
Por exemplo, nome dos órfãos Baudelaire é uma referência a Charles Baudelaire, e os nomes de Klaus e Sunny vêm de Claus e Sunny von Bülow, enquanto o nome do sr. Poe é uma referência provável a Edgar Allan Poe (seus dois filhos se chamam Edgar e Albert). Curiosamente, Charles Baudelaire conheceu Edgar Allan Poe, e Allan morreu de uma doença de tossir sangue, enquanto uma característica memorável do sr. Poe ao longo da série é sua tosse severa. Além disso, a maioria ou todos os habitantes da ilha no último livro da série têm nomes de personagens da peça A Tempestade, de William Shakespeare. No quinto livro com o vice-diretor Nero, uma provável referência ao imperador romano homônimo, que, reza a lenda, tocou violino enquanto Roma era incendiada. Outra possível alusão é feita a Isadora Duncan (precursora da dança moderna) nos nomes dos trigêmeos Isadora e Duncan Quagmire. Assim como no quarto livro, o disfarce de Conde Olaf como Dra. Orwell é uma possível referência a George Orwell. O nome da personagem Esmé Squalor é uma possível alusão a um dos contos mais famosos de J. D. Salinger, For Esmé - with Love and Squalor (Para Esmé - Com Amor e Sordidez).


Agora vou falar um pouquinho do filme e não falei metade de tudo que eu queria falar, então quem se interessou pelo livro, recomendo pesquisar mais sobre ele, e se apaixonar como eu. Enfim, vamos lá.

Sinopse:
Klaus (Liam Aiken), Violet (Emily Browning) e Sunny (Kara Hoffman e Shelby Hoffman) são três irmãos que repentinamente recebem a notícia de que seus pais morreram em um incêndio. Como são menores de idade eles não podem ainda herdar a fortuna de seus pais, o que apenas ocorrerá quando Violet, a mais velha, completar 18 anos. O trio passa então a morar com o Conde Olaf (Jim Carrey), um parente distante bastante ganancioso, que deseja tomar a fortuna das crianças para si. Para atingir sua meta Olaf não medirá consequências.

Não há tanto do que dizer sobre o filme, então vou já colocar o trailer, que me desculpem, mas não consegui achar um com melhor condição e legendado, mas esse dá para o gastos.


Minha opinião:
Levem em consideração que eu só li o primeiro livro, por enquanto, e o começo do segundo. A maioria das críticas em que li, falavam muitos pontos negativos a respeito do filme com o livro. Sou apaixonada pelo filme, e sei que não é possível colocar todos os 13 livros em um único filme, e vem aqueles com frases do gênero: "mas eles poderiam ter feito vários filmes" sim, poderiam, mas não acho que valeria a pena para eles, percebi isso quando comprei o box e sai falando para meus amigos e a maioria não sabia nem da existência do filme, sendo que passa pelo menos umas duas vezes (ou mais) na tv aberta. A linguagem é bem fácil, até porque o livro é mais destinado as crianças, mas foi pensado para adultos também, o que prende a atenção. Geralmente não gosto de escritas como a dos livros de Percy Jackson e os Olimpianos, mas algo nesses 13 livros me prendeu, e não sei ao certo dizer a causa.Talvez seja a imensa criatividade do autor, mas eu estou gostando do pouco que li, e espero gostar do resto que irei ler.

Beijinhoss
Pands

Nenhum comentário

Postar um comentário