Instituto Tomie Ohtake e Museu de Arte de São Paulo #1

Hey gente, desculpa, sempre fico "ah, depois eu posto no blog", "ah, amanhã eu faço o post", kk e sempre acabo adiando, e não fazendo nada, a verdade é que essa postagem ia ficar enormeeee, e por isso da minha persistência em adiar. Mas vou dividir esse post, em dois ou três, quem sabe.
Mas então vamos começar com o post. Vim falar da minha viagem com o curso técnico para o Instituto Tomie Ohtake, com a exposição de Dalí, e para o Museu de Arte de São Paulo (MASP), realizada no dia 7 de dezembro.




A primeira parada foi no Instituto Tomie Ohtake, que teve como exposição obras do Salvador Dalí, ficou em falta os quadros com os relógios derretendo, que são uma marca do pintor. Mas conforme você vai passando pela exposição, acaba até se esquecendo dessa marca. No folheto que eles lhe entregam na entrada, tem um texto com algumas obras de Dalí, explicando bemm, e que dá uma super curiosidade no final. Vou colocar ele em seguida para vocês:

Autorretrato e autobiografia
Salvador Dalí é um criador no sentido mais amplo do tempo e que, tal, como seus, admiradores artistas do Renascimento, vai muito além da pintura. Elabora sua obra tanto a partir de complexas e diversas linguagens artísticas, como a partir da construção de uma personagem. E o faz de maneira sistemática, quase programática, já que deseja ir além do nível de influência do artista na sociedade de massas. Dalí apresenta-se como um gênio, constrói uma personagem que acaba sendo uma de suas criações mais destacadas, que o situa como clara referência de um artista como Andy Warhol, mas que, ao mesmo tempo, baseia-se na ideia do gênio do Renascimento, o humanista que trabalha em diferentes âmbitos de criação.

"El espectro del sex-appeal" - Óleo sobre madeira (17,9x13,9cm)
Com esta mostra, propomos um olhar que nos ajude a entender Dalí em todas as suas vertentes: pintor, desenhista, pensador, escritor, apaixonado pela ciência, catalisador das correntes de vanguarda, ilustrador, designer, cineasta, cenógrafo. Também como inconformista da cultura de massas e, evidentemente, como artistas que experimenta em todos os campos da criação inclusive os mais inovadores, como as instalações e as performances.
Autor de imagens plásticas e literárias únicas, sua iconografia é uma referência do imaginário coletivo do século XX, mas, também, do nosso, o XXI. Dalí representa a culminação de uma determinada ideia de obra de arte total, resultado da justaposição (até se confundir) de obra e personagem, de vida pública e vida secreta e artística. Dalí é a imaginação portentosa de uma extraordinária máquina de pensar e criar.

"Idilio atómico y uránico melancólico" Óleo sobre tela (66,5x86,5cm)
Sobre um fundo inusitadamente escuro, Dalí acomoda um conjunto de elementos iconográficos e simbólicos próprios de sua obra pictórica, junto com outros novos, que mostram uma referência clara aos bombardeios e cenários da Segunda Guerra Mundial. Especialmente, o avião bombardeiro que está no interior do próprio rosto situado na parte central inferior da composição, e a explosão que se acha mais à direita. Em 1945 acontece o bombardeio das cidades de Hiroshima e Nagasaki, fato que o deixa profundamente consternado e que significa o início de sua etapa mística-nuclear, que explica a partir de 1951 com a publicação do Manifesto místico.
Se considerássemos somente os estreitos vínculos de Salvador Dalí com o surrealismo, o artista já mereceria um lugar importante, fundamental, dentro da história da arte do século XX. Mas não é só por isso que Dalí é uma das figuras emblemáticas do século passado. Em sua obra, ele nos oferece a senha para descobrir quais são suas influências, suas filias e fobias. Às vezes, apresenta-as de forma evidente. Mas, em outras ocasiões, temos que seguir seus mesmos passos, suas pistas e suas provocações, para descobri-las, tanto em sua obra pictórica como eu seus escritos. Através de um percurso por sua obra, ao mesmo tempo cronológico e temático, analisamos um artista que abre janelas desde o passado à arte mais contemporânea. Sua Projeção de futuro é imprevisível, mas, ao mesmo tempo, Dalí é, possivelmente, um dos criadores mais determinantes do século XX, tanto no campo das ideias como no das imagens. Esta exposição convida-nos a repensar o lugar de Salvador Dalí na história da arte e a considerá-lo muito além do seu papel de artífice do movimento surrealista."
Montse Aguer - curadora

Por enquanto é isso, as duas obras que coloquei, eu que tirei foto, estão tortas, porque estava LOTADO, e não tinha como parar exatamente na frente do local para enquadrar e tirar a foto. Vou provavelmente dividir o post em três, pois tem muitaaa coisa ainda para mostrar, e fiz um vídeo que colocarei no último post sobre a viagem kk.

Bj bj

Nenhum comentário

Postar um comentário