Projeto Tamar: Eu Fuii!!

Hey gente, então eu fui na praia e fiquei muitoooo tempo lá, então aos pouquinhos eu vou publicando cada lugar que eu fui, e com minhas fotinhos, ok? Mas esse do Projeto Tamar vai ter só algumas fotos que tirei, pois não dei muito de fotografa :C (reconheço que minhas fotos não ficaram muito bonitas)

O Projeto Tamar tem em vários cantinhos do Brasil, mas eu fui no de Ubatuba, litoral norte de São Paulo.
Inaugurada em 1991 Ubatuba foi a primeira base instalada pelo Tamar em área de alimentação no litoral brasileiro. Como tradicional e antigo porto do litoral paulista, conta com uma frota pesqueira significativa. Há, por isso mesmo, elevada incidência de capturas incidentais na pesca, especialmente nas pescarias artesanais costeiras. As tartarugas verdes (Chelonia mydas) ficam presas principalmente nos cercos flutuantes, arte de pesca tradicional na região que mantém redes fixas próximas aos costões rochosos, locais de pastoreio desta espécie. 


Capturas de tartarugas cabeçudas (Caretta caretta) e de pente (Eretmochelys imbricata) também já foram registradas em redes de arrasto de camarão. Já das redes de deriva, usadas em alto mar para pesca do cação, resultaram alguns registros de captura da tartaruga de couro (Dermochelys coriacea). Entretanto esta pesca não é mais praticada no município.


Endereço: Rua Antônio Atanázio, 273 - Jardim Paula Nobre, Ubatuba - SP, 11680-000
Telefone:(12) 3832-6202
Horas:
sexta-feira10:00–20:00
sábado10:00–20:00
domingo10:00–18:00
segunda-feira
(Carnaval (Segunda-feira))
10:00–18:00
Os horários podem ser diferentes
terça-feira
(Carnaval)
10:00–18:00
Os horários podem ser diferentes
quarta-feiraFechado
quinta-feira10:00–18:00


Eu vi apenas a programação das 13 horas, que é quando eles dão alimentos congelados para as tartarugas, mas dão apenas nos tanques individuais. Fui bemmm cedo, e já tinha visto tudo, ai ficamos apenas esperando.


 Há diversassss tartarugas no Projeto, mesmo parecendo o local um pouco pequeno, e as piscinas também (o que me levou a ter um pouco de dó das tartarugas, mas né, eu acho que os especialistas devem saber o que fazem). Não dá para mostrar todas em uma única postagem, mas vou deixar algumas fotos, e conheçam pessoalmente!!



  Nativa do Rio Grande do Sul, a tartaruga tigre-dàgua ( Trachemys dorbigni ) passou a ser vendida em todo o País, cruzando com a tartaruga-americana ( Trachemys scripta ), originária dos Estados Unidos. Dessa forma, foi gerada uma terceira espécie, resultado do cruzamento entre as tartarugas gaúcha e americana. Quando começou a ser vendida em todo o País, a Trachemys dorbigni virou invasora, pois as pessoas em geral não sabem o tamanho que ela atinge quando adulta, e acabam se assustando e soltando o animal. 

O albinismo é a falta de pigmentação na pele (ausência de cor) por fatores genéticos e é um fenômeno muito raro em tartarugas marinhas. Por isso, esses filhotes foram levados para o Tamar, que estuda a biologia destes animais. Segundo a coordenadora do projeto, Berenice Gomes da Silva,  estes animais são muito frágeis e têm poucas chances de sobreviver na natureza. Ela explicou que, em cativeiro e sob cuidados especiais, essas chances aumentam.

 Eu recomendo a visita no Projeto Tamar em seus Centros de Visitantes e lojas (pra dar uma ajudada):

Nas regiões litorâneas com potencial turístico, o Tamar mantém Centros de Visitantes que funcionam como núcleos de sensibilização e educação ambiental, além de oferecerem lazer, entretenimento e serviços. Junto com as lojas são estruturas fundamentais de geração local de emprego e renda, arrecadam recursos para as ações de conservação das tartarugas marinhas e são importantes meios de comunicação com a sociedade.

Praia do Forte/BA Arembepe/BA
Guriri/ES Regência/ES
Vitória/ES Fernando de Noronha/PE
Ubatuba/SP Florianópolis/SC
Oceanário de Aracaju/SE

Espero que gostem do projeto quando visitarem!
Beijinhos



Nenhum comentário

Postar um comentário